domingo, 20 de fevereiro de 2011

Antes de mais nada uma boa terra para receber bela plantas e flores.


Primeiro analise a terra. Você mesmo pode fazer isso, pois existem vários kits para o efeito.
O solo pode ser alcalino, ácido, ou neutro, depois de descoberto o tipo de solo você ira precisar de um adubo que se adeque a esse tipo de terra.
Um bom solo deve ter uma matéria orgânica muito boa (que é um resíduo escuro formada de organismos, resíduos de vegetais e animais em decomposição e folhas secas)  e com uma camada generosa seguido de terra solta e argilosa, que permite drenagem e oxigenação.

Solo arenoso:  Tem uma dificuldade em absorver a água e outras substâncias nutritivas. E terá que ser enriquecido com húmus ou argila.
Misture, 50% de argila ou barro com terra preta e adubada.

Solo ou terra argilosa: Tem que acrescentar areia do rio, nunca areia de praia.


Agora escolha os materiais de acordo com o espaço que vai jardinar ou se preferir pode até usar as mãos.
Comece cavando de 20 a 30 cm de profundidade e retirando todas as "impurezas" da terra como, por exemplo: raízes, ramos, folhas ou outros objetos enterrados que possa prejudicar sua plantação.
Se caso quiser utilizar fertilizante utilize apenas no topo do solo com uma camada de 10 a 12 cm espalhando por toda área a ser plantada.
Depois espere solo arejar e habituar-se à sua nova mistura antes de plantar.




Para plantar semente: É preciso cavar pequenas fileiras paralelas umas às outras, mas com um espaço mínimo de 90 cm entre cada fileira. Tem que ter espaço suficiente para um crescimento livre essa é uma parte muito importante.
A profundidade tem que ser de cerca de 4cm.
Colocadas as sementes certifique-se apenas que esteja firme e não muito apertada e manter o solo húmido.

Para plantar estacas ou muda: Retire da embalagem e coloque-as em pequenas covas na terra. Apoie a planta com terra suficiente para que ela se mantenha firme e de pé, algumas vezes é preciso retirar folhas ou ramos em excesso. (não precisa ficar com “pena” ou dó, pois retirando algumas folhas às raízes terão de suportar menos peso e assim irão  “pegar” mais fácil e mais rapidamente.


Alguns cuidados diários serão necessários

Regue-as ligeiramente e com frequência pelas semanas, pois é uma fase que o solo precisa estar sempre húmido. E quando as sementes começarem a dar sinal de vida reduza a frequência e tem sempre que verificar se a água está chegando até a raiz.
A raiz tem que continuar a crescer para garantir que suportem as plantas.
Nos primeiros dias verifique se tem algum tipo de mancha amareladas nas folhas, caso apareça você deve colocar um pouco mais de fertilizante no solo.
Por fim mantenha sempre limpa a terra da sua plantação longe de predadores desde insetos, lagartas, roedores e ervas daninha, pois podem prejudicar sua plantação.
Caso apareça opte sempre pelas soluções menos tóxicas e siga as suas instruções à risca.

Agora desfrute do jardim que criou e que está a ajudar a crescer… Veja isso como um divertido e relaxante hobby. Entregue-se a jardinagem!