quarta-feira, 23 de março de 2011

Primula

Nome Científico: Primula acaulis.
Nome Comum: Primula.
Nomes Populares: Primula, Primulas, Primaveras, Primaveras de jardim.
Família: Primulaceae.



Origem/História: Foi por ser uma das primeiras plantas a florir na Primavera, que a prímula recebeu seu nome em inglês, "primrose", que significa "primeira rosa", em tempos remotos, o nome era usado para uma ampla variedade de flores. Em algumas partes do oeste da Inglaterra, a prímula ou Primavera é chamada de rosa-manteiga, devido à cor das suas flores, parecida com um tipo de manteiga fabricada nessa região. 

Habitat: Zonas sombrias, junto a cursos de água, bosques e bosquetes.

Descrição: As Prímulas ou Primaveras são plantas herbáceas, perenes, por vezes cultivadas como anuais. Possui folhas oblongo-obovadas, dentadas, enrrugadas, de textura um pouco áspera, de cor verde médio a verde escuro e de cor mais clara na página inferior. As flores de Prímulas ou Primaveras são compostas por cinco pétalas, sustentadas por um pedúnculo e agrupadas. Podem ser de cor amarela, branco, rosa, violeta, azul e vermelho. 

Sementeira: Semear em estufa ou estufim, entre Maio e Novembro. Germinação em 20-28 días a uma temperatura média de 12-15ºC.

Crescimento: Médio/Rápido.

Transplantação: Primavera/Outono.

Luz: Boa luminosidade. Sombra ou meia sombra. 

Temperatura: Resiste ao frio mas não a geadas fortes. As prímulas ou primaveras conservam-se melhor entre 10 e 13ºC. Temperaturas ambientes superiores a 16º reduzem o tempo de vida das flores. Se colocar temporariamente as plantas em ambientes mais aquecidos, aumente-lhes o grau de humidade pulverizando a folhagem.

Solos: Frescos, húmidos, bem drenados e arejados.

Resistência: Resistente ao frio. Não tolera temperaturas quentes e climas secos.

Rega: Regue abundantemente, de modo a manter o solo húmido. 

Adubação: Durante todo o periodo de floração das prímulas aplique um adubo líquido ou granulado rico em potássio, de duas em duas semanas. Pode-se aplicar um adubo de libertação lenta no início do crescimento. O amarelecimento das folhas de primulas ou primaveras pode indicar uma deficiência de magnésio. Aplique sulfato de magnésio, diluindo cerca de 7 g de produto por cada litro de água.

Floração: Florescem principalmente no fim do Inverno e no princípio da Primavera. Há, no entanto, algumas variedades que florescem noutras estações. O periodo de floração pode ser prolongado cortando as flores assim que começam a murchar.

Pragas e Doenças: Lesmas e caracóis, afídeos, lagartas mineiras, mosca branca, podridão do colo, podridão cinzenta.

Multiplicação: Semente ou por divisão no Outono.

Utilização: A sua grande variedade de cores e a delicadeza das flores das prímulas tornam-a uma planta versátil, muito útil na combinação com outras plantas, sendo também ideal para ser usada isoladamente, tanto nos jardins, como em ambientes internos. Pode ser usada em canteiros, bordaduras, vasos e floreiras.

Autor: André M. P. Vasconcelos (Engenheiro Agrónomo)









0 comentários:

Postar um comentário